quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

É ASSIM QUE SE BRINCA DE BOI!

É ASSIM QUE SE BRINCA DE BOI!

Três dias se passaram desde a gravação do CD/DVD Garantido 2012 Tradição e o clima de emoção e êxtase ainda não se dissipou. E não é para menos, após o espetáculo único realizado pelo Boi-Bumbá Garantido na noite do último sábado (28), em Parintins.

O Bumbódromo ficou pequeno diante da massa encarnada que se fez presente para o evento - e até mesmo alguns "melancias" pintaram por lá - que já causava expectativa desde o anúncio. Nas semanas que antecederam o dia 28, choveu fotos e vídeos na internet, disponibilizados pelos torcedores encarnados, o que intensificava ainda mais a ansiedade da torcida apaixonada. No entanto, todas as expectativas foram superadas pelo evento em si, que se mostrou mais grandioso do que o previsto e perfeito em todos os detalhes. Fica inclusive difícil descrever o evento sem deixar que a emoção e o amor falem mais alto.


Se o DVD Miscigenação já impactara, Tradição sem dúvida vai estabelecer uma nova era na história do Festival de Parintins e do próprio Boi Garantido. Muito maior que o anterior, o DVD de 2012 contou com uma produção impecável e com uma mobilização que só o Garantido é capaz de realizar, pois como disse Chico Cardoso, da Comissão de Artes do Boi Garantido e responsável por toda a organização coreográfica do evento, "O Garantido conseguiu reunir grupos de dança dos maiores festivais do Amazonas: Maués (Festa do Guaraná), Santarém (Çairé), Juruti (Festribal), Manaus e Parintins (Boi-Bumbá)".

O que podemos notar logo de cara foi a evolução do talento do levantador de toadas do Boi Garantido, Sebastião Júnior, que cantou, atuou e dançou, bem como na sincronia com Israel Paulain, apresentador do Garantido. A dupla de ataque do Boi Garantido se mostra cada vez mais forte e unida do que antes.







A cada toada executada a beleza e a graça das danças, das cênicas a expectativa do que iria acontecer adiante aumentava. Como a garra da cunhã-poranga Tatiane Barros surgindo como Yara, na toada "Sedutora das Águas", a cênica entre o levantador Sebastião Jr e a rainha do folclore Patrícia de Góes na toada romântica "Naruna das Amazonas", o sempre surpreendente e corajoso pajé André Nascimento surgindo de uma cobra no ritual "Apocalipse Yanomami" e evoluindo com toada "Pajé", a graciosidade da porta-estandarte Raissa Barros na toada "No país do folclore" e, claro, os itens que compõe o auto do boi, a sinhazinha Ana Luisa, o amo Tony Medeiros e o tripa Piçanã com o boi Garantido entraram em cena com a toada "Auto do Boi". Sem dúvida, os melhores itens do Festival de Parintins.




A equipe do Canal Garantido parabeniza todos os envolvidos na organização desse evento. Parabeniza Telo Pinto, presidente do Boi Garantido, pela ousadia e garra para proporcionar mais um presente à nação vermelha e branca. Parabeniza Fred Góes e Sidney Rezende pela produção musical das belas toadas que compõem o CD/DVD 2012. Parabeniza Chico Cardoso e os demais coreógrafos pelo espetáculo realizado pelos grupos de dança. Parabeniza toda a garra e força de cada integrante do Comando Garantido que vibrou do começo ao fim da festa sem demonstrar cansaço. Parabeniza a competência e o trabalho de cada batuqueiro que ensaiou arduamente as toadas para fazer bonito no DVD, bem como o excelente trabalho de Alessandro Cabral e todos os demais coordenadores da Batucada. Parabeniza os itens individuais, cujo talento abrilhantou ainda mais o espetáculo. E parabeniza toda a galera vermelha e branca que lotou o Bumbódromo, avermelhando até o apático lado azul que não estava acostumado a receber uma galera tão quente e animada quanto a Galera do Garantido.

Agora é esperar a obra ser lançada! Enquanto isso, do lado de lá? Bem, já disse o Profeta Fred Góes: "E o que te resta é só chorar, é só chorar, é só chorar!".

É assim que se brinca de boi!

2 comentários:

  1. É o maior espetáculo do mundo... a oitava maravilha!!

    ResponderExcluir
  2. o mais lindo espetáculo do Brasil, do mundo!!!! O boi garantido, já tá garantido eternamente em nossos corações!!!

    ResponderExcluir